A Broa da D. Virgínia

Na receita original, D. Virgínia bate ovos, leite, açúcar, óleo e manteiga no liquidificador. Em seguida, verte essa mistura liquefeita sobre a farinha de trigo e o fubá, previamente peneirados numa vasilha funda. Neste ponto da receita, pode fazer como nos orienta nossa amiga Dadi e se dedicar a bater bolinho pra valer, para que todos os ingredientes fiquem bem integrados. Só então acrescente o queijo parmesão e misture tudinho. Caso use a farinha sem fermento, como eu faço, essa é a hora para acrescentá-lo e misturar bem ao restante da massa. Coloque numa fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido. Quando estiver cheirando bem e corada, estará pronta.
Em geral, faço exatamente como ela me ensinou, mas sou obrigada a confessar que dessa última vez, experimentei usar a batedeira, pois estava assim meio que apressada para que a broa fosse para a mesa ainda na hora do café da manhã. Bati todos os ingredientes na batedeira, como um bolo normal, e deu muito certo também. Tão certo que só consegui fotografar a broa antes de ser cortada, porque depois que o foi não restou uma fatia sequer para figurar aqui no blog.
(D. Virgínia)
3 ovos
1 copo de leite
2 copos de açúcar
1 copo de óleo
2 colheres de sopa de margarina
2 copos de farinha de trigo com fermento
1 copo de fubá da roça*
2 a 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Bater os ovos, o leite, o açúcar, o óleo e a margarina no liquidificador.
- Colocar os ingredientes batidos numa vasilha funda e juntar a farinha de trigo e o fubá peneirados. Misturar bem.
- Por último, juntar o queijo parmesão ralado.
- Levar ao forno, em fôrma untada e enfarinhada.
- Quando estiver cheirando bem e corada, está pronta.
*Se a farinha de trigo não tiver fermento, acrescentar 1 colher de sopa à receita
*Pode-se fazer em fôrma de canudo ou em tabuleiro.

EM TEMPO 1:
*Gente, parece que o novo blogger está com algum bug nos comentários. Assim sendo, peço que todos assinem seus nomes no comment, mesmo as que usam o editor do blogger, ok?
*No post anterior, as duas últimas pessoas que comentaram constam como anônimas devido a esse bug. Gostaria muito de saber quem foram. Brigadinha, tá?
EM TEMPO 2:
*Um depoimento de uma amiga que provou a broa da D. Virgínia. Impossível não trazer pra cá:
Marcadores: bolos
Vou dar meu parecer de comensal: a broa da D. Virgínia da Ana é MARAVILHOSA! Tenho cacife para avaliar, pois como broa desde pequenina, já que, apesar de carioca, venho de família 100% mineira. Assim que experimentei percebi que era diferente das tradicionais, mas deliciosa. Se Ana não me houvesse dito que tinha queijo parmesão no meio, jamais descobriria o segredo. Comi e regalei-me! :o)