terça-feira, maio 06, 2008

Eu gosto de berinjela, de pimenta e de leite de coco, então, quando vi essa receita - Berinjela com Leite de Coco à Moda do Caribe - num livro (O Grande Livro de Receitas de Claudia) que ganhei da minha querida sogrinha, achei que a combinação tinha tudo pra dar certo. E realmente deu. Fica um prato de paladar muito suave, mas com um toque picante dado pela pimenta. Na verdade, até achei que a pimenta "gritou" demais, como diria a Dadi, e da próxima vez colocarei menos.

Fiz a receita assim (digo isso porque raríssimas vezes sigo uma receita tintim por tintim): num refratário entremeei camadas de 3 berinjelas pequenas e 2 cebolas também pequenas, ambas cortadas em fatias finas. Salpiquei cada camada com um pouco – pouco mesmo! - de sal e de pimenta-do-reino branca. Camadas feitas, misturei 1 vidro pequeno de leite de coco com 1 xícara de leite de vaca e verti sobre elas. Por último, polvilhei com a 1 pimenta dedo-de-moça picada beeemmm miudinha. Cobri com papel alumínio e levei ao forno preaquecido pelos 45 minutos que a receita mandava. Depois retirei o papel e assei por mais 5 minutos. Acredito que esses 5 minutos adicionais sejam para secar um pouco o caldo que fica no pirex. É um prato mais gostoso do que bonito, ainda assim resolvi colocar a foto. Os amantes de berinjela, com certeza, vão gostar!

A receita do livro é essa aqui:

Berinjela com Leite de Coco à Moda do Caribe

1 berinjela grande cortada em rodelas finas

3 cebolas cortadas em rodelas finas

1 xícara de leite de coco

1 xícara de leite

1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes, bem picada

Coloque as fatias de berinjela numa forma refratária rasa. Por cima, disponha os anéis de cebola. Salpique com sal e pimenta. Misture o leite de coco e o leite e despeje sobre a cebola. Polvilhe com a pimenta picada. Cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido moderado (180°C) por 45 minutos. Retire o papel e asse por mais uns cinco minutos.

Rende 4 porções

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Deve ser um prato bem diferente. Merece ser experimentado.

Vou fazer e depois lhe conto o que achei, tá?

um beijo,
Cynthia

7:56 PM  
Blogger Ana Sixx said...

Ana,
Que prato bonito!!!
Nossa, qdo eu crescer vou fazer um assim tb, rsrsr

Eu sou louuuuuuuuuuca por cebola!

Sobre a cavaca, vc acredita que eu não havia notado essa "forma de cavaca"???
Eu adoro cavaca, e andei muito tempo procurando a receita.
Essa foi uma amiga minha que passou, já escrevi a ela perguntando, pois tava fazendo planos de tentar essa na semana que vem e agora vejo isso.
Eu sou muito doida, como posto uma receita e não reparo no que tô escrevendo...hahaah

bjs e obrigada pela visita.

8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home