quarta-feira, janeiro 17, 2007

...um pequeno esclarecimento...

Sempre tive uma queda pela cozinha. Posso dizer que são mesmo da mais tenra idade minhas primeiras incursões por esse delicioso terreno dos sabores e paladares. Lembro-me de já em pequena - apesar das broncas de minha mãe - rondar as empregadas de minha casa para aprender a fazer as coisas de que gostava. Também em menina veio o meu amor pelos livros e cadernos de receitas: remexer nos de minha mãe que, muito caprichosa, colava lindas ilustrações para os quitutes ali anotados, me dava um prazer enorme e aguçava ainda mais minha vontade de um dia fazer o meu.

Cresci e a vontade cresceu comigo e deu frutos. Fiz meus próprios cadernos de receitas, em cadernos de capa dura, devidamente separados em "Salgados" e "Doces", e passei a pilotar minha própria cozinha, depois de casada.

Sempre gostei, também, de trocar receitas com as amigas, e foi uma delas, digitadora de uma firma onde eu trabalhava como revisora, e também amante da culinária e dos meus experimentos, quem teve a idéia de passar minhas receitas para o computador, segundo ela para, quem sabe, escrevermos um livro para publicar nossas receitas. A idéia do livro não vingou, claro, mas minhas receitas passaram para disquetes e, depois, para o HD do meu primeiro computador. Amante e curiosa da informática e da internet, de lá pra cá, passei a informatizar minha vida culinária de forma a organizar melhor as pencas de receitas por mim colecionadas.

Hoje, cozinhar, é um dos meus grandes prazeres, bem como bisbilhotar o mundo da gastronomia (que hoje, graças a internet, bate à nossa porta), anotando e organizando as dicas e experiências dos que, como eu, amam essa arte.

Há alguns meses - acho que no final de 2006, pra ser mais exata - descobri o maravilhoso mundo dos blogs culinários, a partir do Chucrute com Salsicha da Fer. Leio o Fezoca's Blurbs há bastante tempo, mas não sabia do Chucrute (não me perguntem como!) e foi a partir de lá que, aos poucos, fui conhecendo outros blogs de culinária que formam um delicioso mosaico e a quem batizei, carinhosamente, nos meus "favoritos" de "Todo Santo Dia". Dessa minha peregrinação diária para a vontade de fazer o meu próprio blog foi um pulo. Só que junto com a vontade, há também o medão de não dar conta, de não saber fazer, etc etc etc. Colocá-lo no ar só aconteceu por um empurrão da Fer, que carinhosamente me linkou no Chucrute, quando soube por email que eu estava "rabiscando" alguma coisa no gênero.

E, então, é isso: está aberto, oficialmente, o Brigadeiro de Colher, um espaço para registrar minhas aventuras culinárias e onde espero trocar muitas experiências, culinárias ou não, com outras "donas-de-cozinha". Afinal, como tudo na vida, é compartilhando que a gente chega lá!

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Filha,
Boa sorte com seu novo blog! Tenho certeza q suas receitas serão deliciosas, como sempre! Só fico com pena de não estar aí pertinho pra provar de todas... Mas não faltarão oportunidades.
Bjos,
Mamãe
PS: Tinha q ser um blog de cozinha, né????????????

12:00 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

oba!! agora vaiii! :-))
Ana, que caderno lindo! dah ate pra sentir o cheiro dele - esses cadernos cheiram a cozinha, nao? que sorte a sua ter tudo no computador. Bom, agora que eu sei disso vou te intimar: vai publicando essas receitas aqui! :-) beijao,

1:12 PM  
Blogger Eli said...

Ana estou tão feliz de visitar sua cozinha e começar a visitar desde o nascimento. PARABÉNS! Vou estar aqui todos os dias.

3:57 PM  
Blogger ana said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:46 PM  
Blogger ana said...

Gente que chega e que volta, não se espantem com o comentário excluído. Era meu mesmo, respondendo os que foram feitos acima, mas mudei de idéia sobre como fazê-lo e, por isso, exclui.

Graças a Deus, os spammers ainda não descobriram meu modesto bloguinho, que nem meia dúzia de leitores tem.

Então é isso. Inté.

12:57 PM  
Blogger ana said...

*MAMI, não é de cozinha, rs é de comida!! hahaha.
agora você vai ter que segurar a sua ojeriza pela cozinha, certo?

*pois é, FER, depois que vc colocou o link lá no Chucrute foi meio como uma intimação pra mim!
vc notou os respingos da massa do bolo de chocolate na folha da foto?? hoje em dia, como as receitas estão no computador, quando quero, imprimo pra usar, e, as mais usadas, vão pra dentro de um plástico, que colo na geladeira na hora que preciso consultar, ou quem vá faze a receita. Mas confesso que fico divididíssima, porque assim fica tudo muito organizado e limpinho, mas perde justamente essa coisa que você sentiu ao ver a foto do caderno, não é?
pode deixar que trarei muitas receitas pra cá. pode aguardar.

*ELI, você não imagina como o teu incentivo me ajuda. Obrigada por tudo, viu?

12:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

EEEE! Parabéns, Ana, pela criação. Gostei imenso do nome, supersimpático. Conte com nossas visitas e ajuda e não tenha medo algum. Você vai ver como as receitas e idéias pedirão para sair em forma de posts queridos como esse. Apaixonei-me pelo caderno também, um privilégio tê-los, não?
Vida longa e divertida ao Brigadeiro de Colher, que já vai já figurar minha lista de blogs de comida recomendados.
Beijos

3:08 PM  
Blogger Márcia said...

Ana,
bem vinda ao nosso mapa cor-de-rosa, como alguém falou (não lembro quem, perdoe-me a autora da frase...)!!!
Vc vai ver como é viciante, e como a cada dia queremos fazer mais as receitas que as amigas publicam, dá um comichão daqueles...
E tb adoro cadernos, tenho um mais antigo, mas as minhas receitas eu imprimo todas, e coloco numa pasta com furo na lateral, e qdo preciso tiro e boto na cozinha, junto da pia ou fogão - imagine a meladeira...
Bjos!

3:41 PM  
Blogger Daniela said...

Ana, parabéns mais uma vez!
A Fer é uma das musas inspiradoras do fouet também!
Já te disse que virou visita obrigatória. Boa sorte!
Beijos

3:58 PM  
Blogger Lua Limaverde said...

Olá Ana! Parabéns pelo blog, cheguei aqui através da Eliana e estou ansiosa pra ver suas receitinhas. Como a Márcia disse, você vai ver como esse negócio vicia rs. :D

6:36 PM  
Blogger ana said...

*MARCIA, obrigada pelas boas vindas. Estou muito feliz de ter tomado coragem pra colocar o blog no ar. Como eu vinha acompanhando vocês de perto há algum tempo, já me sinto um pouco parte do mapa!!! E o comichão já está começando...rs

*DANIELA, essa acolhida tão boa me mostra que eu não errei na decisão de abrir o Brigadeiro de Colher. Obrigada pelo carinho. Vai ser muito bom ter vocês por aqui sempre.

*LUNA, bom ver você aqui. Adoro suas receitas, viu? Outro dia fiz o Meatloaf da Cinara que vi lá no Quiche de Macaxeira (depois postarei o resultado) e já estou com outras receitas à espera. Acho que já estou me viciando... rs

10:14 PM  
Blogger ana said...

*DADI não tinha te visto aqui. Estou feliz demais com tantas visitas simpáticas e amigas. Que bom que você gostou do nome. Pode ter certeza de que estou contando com vocês todas. Obrigada por tudo tudo. Em breve vou postar o bolo da vó Nair, viu? beijão procê

10:17 PM  
Blogger Silvia Arruda said...

Ana, chguei aqui pela Eliana, que aliás, fez uma ótima propaganda do seu blog, né hehe
Seja bem-vinda a este mundo encantador dos blogs culinários. Aqui, encontrará boas amigas, mesmo que virtuais, trocará idéias, experiências, palavras queridas... enfim... não vai se arrepnder de montar seu blog.
Mais uma vez, bem-vinda!! E pode deixar que sempre passarei por aqui!!
Um beijo!!

10:32 AM  
Blogger ana said...

*SILVIA, que bom que você veio e obrigada pelas palavras tão gentis. A Eli é uma fofa mesmo, melhor propaganda eu não poderia ter. Estou muito feliz de estar entre vocês. O Doce Casinha já tá na minha lista de visitas diárias. Amo tuas receitas, viu? um beijo procê.

11:26 AM  
Blogger Bianca Alonso said...

Adorei o seu blog!! Gostei muito do nome, confesso! hehehe e me identifiquei muito com esse post :) tb adoro cozinhar e estou pensando seriamente em mudar o tema do meu blog ;)

10:38 AM  

Postar um comentário

<< Home