segunda-feira, janeiro 22, 2007

Outro bolo, agora salgado

Bolo de RepolhoCostumo dizer que sou boa de boca, boa até demais! Como de um tudo e não me recuso a experimentar novos paladares. Tenho minhas preferências, claro, e, entre as hortaliças, o repolho tem seu lugar de destaque. Embora muitas pessoas não se dêem muito bem com este alimento, eu, particularmente, não sinto nada de anormal quando o consumo, e foi com muita satisfação que li no site do Dr. Drauzio Varella que o repolho, embora figure na lista dos vegetais acusados de aumentar a produção dos gases, tem seu consumo recomendado pela Sociedade Americana de Câncer. É sempre bom unir o saudável ao apetitoso.

A receita que experimentei outro dia é de um bolo de repolho, muito simples, fácil e rápido de fazer. E, claro, fica uma delííícia!! Como eu dificilmente sigo uma receita à risca, pois nem sempre tenho tudo o que ela pede em casa, nessa não coloquei nem a azeitona, nem o pimentão, pois não figuravam na minha geladeira nesse dia. Ainda assim o resultado ficou ótimo, e o paladar não foi, a meu ver, prejudicado em nada. Também não bati usei a batedeira, como manda na receita, pois achei absolutamente desnecessário. Foi na mãozona mesmo. Outra coisa, abaixo deixo a receita original, mas a foto que vocês vêem é para uma quantidade menor de ingredientes, só que, como fiz no olho, não sei precisar exatamente. Prometo prestar atenção nessas coisas de uma próxima vez. Sabe como é, ser dona de blog de culinária ainda é uma novidade pra mim. :0)

Bolo de Repolho

4 ovos
½ copo de óleo
100 gr. de parmesão ralado
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 cebola picada
1 prato de sopa bem cheio de repolho picado fininho e ligeiramente aferventado
1 ½ copo americano de farinha de trigo
2 tomates picados sem pele e sem semente
50 gr. de azeitonas picadas
1 pimentão picadinho.


Bata os ovos ligeiramente, acrescente o óleo, o queijo, a farinha de trigo peneirada com o fermento,
desligue a batedeira, experimente o sal e coloque o repolho e os temperos. Leve ao forno em tabuleiro untado com manteiga e farinha de rosca e asse por aproximadamente 30 minutos.

Variantes: 1 - substitua o queijo por um pacote de creme de cebola 2 – cubra a mistura com um refogado de carne moída, atum, frango desfiado, molho de camarão ou bacalhau desfiado.

Uma última coisinha: ainda fico meio enrolada pra escolher que foto colocar aqui, porque tiro várias fotos sempre enquanto estou fazendo a receita, por isso, quem quiser ver outras fotos vai aqui.

8 Comments:

Blogger Silvia Arruda said...

Ana, que ótima idéia!! Adoro repolho e estes bolos salgados, tortas...
Já anotei a receita!
Bjo

11:14 AM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ana, vou guardar essa receita, pois nessa epoca do ano recebo muito repolho e nem sempre sei o que fazer com ele. Nao eh o meu favorito, mas eu como. beijao!

1:16 PM  
Blogger Eli said...

Ana você sabe que estava a espera dessa receita, né?! Ja esta anotada, ficou uma maravilha saindo do forno assim, ai que vontade que me deu.

4:08 PM  
Blogger Lua Limaverde said...

Ana, eu também gosto de repolho, legal uma receita diferente com ele, geralmente a única coisa que faço é gratinar com molho branco e queijo. Beijos!

4:54 PM  
Blogger Cinara said...

Ana, eu ainda não tinha visitado a sua cozinha, colega!!! Só tem coisa boa por aqui, fala sério... O melhor de tudo é que esta comunidade aumenta a cada dia! Espero continuar tendo tempo pra visitar todo mundo!
A propósito, belíssima torta. ;o)

12:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Também comi e adorei!!!

12:16 AM  
Blogger kleine kaugummi said...

aiaiaiai,
de repolho ??

bom, em todo caso, vou tentar....

1:51 PM  
Anonymous Lia Guttierrez said...

Posso te perguntar uma coisa? O que significa "um copo" e "um prato"? Você podia tentar colocar as medidas em xícaras ou por peso, pra ficar mais fácil de seguir. ;)

1:22 AM  

Postar um comentário

<< Home