sexta-feira, janeiro 19, 2007

Um bolo à espera de um nome...

Bom, então vamos tratar de começar, não é? E as que esperam por uma receita novidade não fiquem zangadas, em breve elas virão, mas não hoje, porque queria muito colocar aqui minha tentativa de reproduzir a receita do maravilhoso Bolo de Laranja da Vó Nair, da Dadi.

Minha família é absolutamente boleira. Todos amam comer, e três das minhas filhotas já põem a mão na massa literalmente, fazendo ótimos bolos e outros quitutes. Assim sendo, meti-me a "gata mestre" e me arrisquei a fazer, não sem muito receio e respeito - e quem conhece a Dadi, a nº 1 em bater bolinhos, sabe que é preciso tudo isso mesmo - para não cometer nenhuma heresia na hora da confecção dessa delicada iguaria.

Fiz o bolo numa fôrma de bolo inglês (adquirida pra fazer o Meatloaf da Cinara, que vi no Quiche de Macaxeira, da Luna...bem, mas isso fica pra outro post), e o que sobrou da massa assei em forminhas de muffins, como a Dadi tinha me aconselhado e que veio bem a calhar, pois o bolo maior era para fazer presente a uma amiga muito querida, e, assim, ainda pude deixar os bolinhos pequenos para a família.

O bolo ficou delicioso, fofinho e molhadinho e foi um sucesso. O maridão aprovou, as filhotas amaram - e já me intimaram a fazer um grande pra elas - e a amiga a quem presenteei adorou também e pediu a receita.

Aqui é hora de uma confissão: apesar de ter dado tudo certo, e o bolo ter ficado uma delícia, não posso dar a ele o nome de Bolo de Laranja da Vó Nair, uma vez que não tive muque pra bater ele todo à mão, como exigia a receita. O restante das instruções foram seguidas à risca, mas preciso admitir que tive a ajuda da bateira. Quem ler a receita original desse lindo e delicado bolinho - e isso é obrigatório para quem aprecia uma excelente literatura gastronômica - vai entender do que estou falando.

Dadi, minha linda, mil perdões, tá? Mas pode deixar que vou me exercitar e espero, em breve, poder dizer que fiz realmente o bolo da vó Nair. Por ora, essa humilde aprendiz aceita sugestões para o nome do bolo de laranja feito por ela.

9 Comments:

Blogger Eli said...

Que bolo mais lindo! Aqui em casa bolo de laranja também é adorado. hehe Vou pensar num nome e volto pra dar um pitaco.

2:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hummm, eu AMO bolo de laranja :o) e os seus ficaram mesmo lindos (e acho que gostosos também, ah se foto tivesse sabor!). Acho que ele poderia se chamar Bolo de Laranja Cover da Vó Nair :o)

2:33 PM  
Blogger ana said...

*Volta mesmo ELI, estou esperando as sugestões. Depois vou escolher um deles pra batizar o bolinho.

*YARA pode ter certeza de que ficaram deliciosos!! Adorei o nome que você sugeriu. Quem sabe não vai ser esse o nome escolhido pra ele??? :0))

2:47 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ana, que lindeza de bolo e bolinho! Tambem, receita da Dadivosa, nao tem erro! As fotos estao mais vistosas, gostei do ' corte' da do caderno. Fica legal fazer umas diferentes, neh? beijaooo!

3:07 PM  
Blogger Márcia said...

Ai, Ana.. que malvadeza!!!
Bem na hora do lanche eu abro o seu blog e vejo esse bolo liiindo!!! Esse pequenino, então, comia-o agora sem dúvidas!
Tô quase babando o monitor. Isso não se faz, hein?
Bjos!

4:46 PM  
Blogger Lua Limaverde said...

Acho que a Dadi não irá se importar em você manter o nome original, mas a sugestão da yara foi boa!
Faz tempo que não faço bolo de laranja, só tangerina... ambos são ótimos... Beijinho!

8:00 PM  
Blogger Patrícia said...

Oi Ana, mantenha o nome original.
As vózinhas são sempre docinhas e permitem sempre tudo.
Um beijo

12:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Querida, que lindo que ficou aqui!!!
Olha, acho que a vó Nair nem vai ligar, pois o tanto de amor que você colocou na receita compensa o fato de não ter exercitado as pelanquinhas do adeus :D

Talvez sua manteiga estivesse um pouco gelada ainda, pois via de regra esse bolinho não dá trabalho para bater não.

De qualquer maneira, resultou divino e cresceu e perfumou a casa, do jeitinho como deve ser.
E vendo essas suas fotos me deu até vontade de batê-lo de novo, sabia?

Beijo grande e obrigada pela homenagem tão querida!
;***

1:42 PM  
Blogger Márcia said...

Eita, fiz o bolo no sábado!
Mais tarde posto no Le fouet...
Bjos!

5:20 PM  

Postar um comentário

<< Home