sexta-feira, março 16, 2007

Purê de Abóbora com Leite de Coco

São tantas as coisas gostosas que tenho vontade de trazer pra cá que acabo me perdendo. Já tentei colocar uma ordem nos pratos e receitas para facilitar minha vida, mas quem disse que sou uma criatura disciplinada??? Então, vai ao acaso mesmo! Hoje, ao abrir minhas pastas de fotos (registro de minhas "artes" culinárias), dei de cara com essa receita divina, cuja idéia original é da Katita, do Rainhas do Lar, mas que aprendi com a Dadi.

Desnecessário dizer que vocês precisam ir , porque essa moça ensina receitas como ninguém!!

Precisei fazer algumas adaptações na minha receita, pois não tinha dois dos ingredientes por ela sugeridos em casa. Usei rodelas de cebola no lugar do alho-poró e azeite ao invés da manteiga de garrafa. Acho que fui feliz nas substituições, pois ficou delicioso. No entanto, pretendo fazer com alho-poró da próxima vez, já que apreciso deveras esse alimento. Quanto à manteiga de garrafa, não sei se consigo comprar aqui pelas minhas bandas, mas vou pesquisar.

PURÊ DE ABÓBORA COM LEITE DE COCO
(Dadivosa)

(para o purê)
500 g de abóbora descascada e cortada em cubos
água o quanto baste para cozinhar a abóbora
sal a gosto (usei ½ colher de sobremesa)
2 colheres de sopa de leite de coco de boa qualidade
4 grãozinhos de pimenta-do-reino preta
1 dente de alho pequenininho, acho até que era dente de leite :)
1 fiozinho de azeite de oliva
(para a cobertura)
anéis de alho-poró (mais ou menos duas colheres de sopa)
duas colheres de sopa de manteiga de garrafa
flor de sal

  • Leve a abóbora a cozer com a água e o sal.
  • Quando estiver macia, escorra-a. Naquela mesma panela, refogue o alho esmagadinho até dourar. Ponha de volta a abóbora e mexa com a colher de pau.
  • Se a abóbora for de qualidade e você tiver a paciência de aguardar uns 15 minutos para que ela amacie, o simples mexer com a colher já vai transformá-la em purê.
  • Acrescente a pimenta.
  • Lembre-se de mexer de quando em quando para não agarrar na panela.
  • Enquanto isso, numa frigideirinha, aqueça metade da manteiga de garrafa.
  • Na manteiga de garrafa aquecida, refogue os anéis de alho-poró. Salgue com flor de sal e reserve.
  • Desligue o fogo da abóbora, incorpore o leite de coco e prove.
  • Transfira essa maravilha para uma vasilha que vá à mesa, coroe com o alho-poró refogado, dê mais um toquinho de flor de sal, regue com a manteiga de garrafa restante e delicie-se.
  • Rende aproximadamente uma xícara e meia de purê.

Marcadores:

44 Comments:

Blogger Unknown said...

Ana, estou prontinha para comer uma colherada bem cheia desse seu purê. Ficou lindo!!!!
Beijos e obrigada pela menção tão querida.

12:08 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ana, que delicia! com alho-poro entao deve ficar o maximo! Vai pra lista. beijoos,

6:38 PM  
Blogger Lua Limaverde said...

Que ótimo, essa foto ficou maravilhosa, com uma cor!!!!
Aproveitando, adorei as canequinhas, nas mesmas cores que as minhas, mas não tem esses bichinhos fofos.. :)

9:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ana, acho que nunca comentei aqui. Queria mandar um mail, mas não conseugui localizá-lo. Enfim, não sei se me engano, mas acho que você mora em Minas, e eu também sou daqui, moro em BH. Então senti uma simpatia maior ainda, já que leio seu blog há algum tempo e sempre me encantei. Queria saber onde você mora. Ah, quem sabe eu não te mando um pouquinho de manteiga de garrafa, no nosso mercado central se encontra de tudo! Um beijo pra você e desculpa o comentário gigante. Larissa (larissalucas@gmail.com)

11:21 AM  
Blogger Agdah said...

Só falta agora a carne de sol pra completar.

12:30 PM  
Blogger Valentina said...

Ana, está receita é realmente divina. Já tinha visto no site da Dadi..e está na lista. Olhando aqui pro teu post, e vendo uma abóbora dando bobeira na minha cozinha..talvez a faça hoje ou amanhã.

10:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ana, adorei passar pelo seu blog!! Receitas super saborosas, fotos lindas, conteúdo claro e interessante! Voltarei sempre!

Vivianne

3:26 PM  
Blogger Eli said...

Ana adoro purê de abóbora eu uso creme de leite, mas o próximo aqui vai ser com leite de coco igualzinho o seu. risos Está linda a foto!

10:33 AM  
Blogger Elvira said...

Que delicioso acompanhamento! :-)

1:02 PM  
Blogger Silvia Arruda said...

Ana, quando vi esta receita também fiquei morrendo de vontade de fazer este purê de abóbora... preciso prepará-lo urgente!! Estas cebolas estão apetitosas!!

10:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ana,
Vou copiar. Adoro abóbora.
Mas devo confessar. Tem ingrediente aqui que não conheço. Fica aqui entre nós. Já ouvi falar em alho poró, mas não sei nem como é a cara dele!! rs..rs.
Vou pedir ajuda a mamãeeee!!
Beijo na galerinha tôda
Lucia

7:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este purê eu conheçop. Minha mãe fazia muito. O nome dele por essas regiões e Zé Gomes, a coisa mais deliciosa de que tenho notícias.

Um beijo

Naeno

visita o meu blog.

10:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ana, obrigada pela sua visita e pelas palavras....adorei as suas receitas também, aquele bolo de maçã da sua madrinha está com uma aparência divina, o rocambole de doce de leite fiquei babando aqui...já anotei tudo ...
conheço uma Venina aqui na minha cidade, coincidência né? pois não é um nome muito comum...
beijos e aguardo suas visitas...

5:40 PM  
Blogger Cláudia A. said...

Ana, que purê mais apetitoso!!! Um ótimo acompanhamento para carnes em geral. Um beijo, Cláudia.

10:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Claudia,

Obrigado pela citação. Sou nova na cozinha e nos blogs, (nem tão nova na idade rsrsr!). Quando vejo estas comidinhas tão deliciosas e lindíssimas fico me perguntando: Por que não dizem com que outra delicia deve-se servir?!
Se puderem e quiserem, é só uma sugestão...sugiram com que acompanhar. Obrigado e parbéns pelo excelente blog.

1:10 PM  
Blogger oquefazerprojantar??? said...

ADOREI!!! e vou experimentar... aqui em Lisboa!

8:49 AM  
Blogger Unknown said...

Oi... Passei aqui pra deixar um recadinho.
Lembra dos famosos Livros de Receita União com aquelas receitas de bolos, doces e quitutes maravilhosos? O site Cyber Cook esta distribuindo um Livro com a Seleção das Melhores Receitas União que você pode baixar para seu computador.

O endereço do Cyber Cook é www.cybercook.com.br
Ou então você pode ir direto pra área de cadastro, só ir por esse endereço:
http://cybercook.uol.com.br/cadastro.php

Assim que você se cadastrar lá, pode baixar o livro, gratuitamente.

Beijos e espero que goste da dica!

4:29 PM  
Blogger Eli said...

Ana amiga que saudades de você! Vim aqui desejar a você um super dia das mães! Um domingo abençoado ao lado de suas princesinhas.
Bjim!

9:17 AM  
Blogger Lílian said...

Ana,
Gostei muito do conteúdo do seu blog!
Irei divulgá-lo lá no meu, ok?
Inté,
Lilian
www.docescoisasdavida.blogspot.com

3:04 PM  
Blogger Alessander Guerra said...

Valeu a dica deliciosa!

Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

8:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaa por essa receita !!!!!!!
DEVE SER UMA DELÍCIAAAAAA.... mal vejo a hora de ter as abóboras prá vender, prá mim surpreender meu marido! 8-)
valeu !

beijao

angela

12:54 PM  
Blogger Thaís said...

Esse purê está lindo, e está com cara de ser muuuito cremoso. Adoro comer com feijão e arroz. :)
Sou nova por aqui, e criei o meu blog semana passada. Coloquei o seu como link por lá!
Uma excelente semana pra você!
Beijos

8:02 PM  
Blogger virtual chef said...

Olá, gostei muito do seu blog, tem receitas que eu quero experimentar. Se você gosta de pão, dê um salto até ao meu blog.
Mais uma vez parabéns pelo blog.

http://areceitaestanomeublog.blogspot.com/

12:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hummm, esse deu água na boca!!!

8:39 AM  
Blogger Janna Joaninha said...

preciso fazer essa receita... meu marido vai amar !

10:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá!
Gostei muito da receita! Conheço um site de receitas e dietas que gostaria de indicar é o http://www.abcdosalimentos.com
Obrigado!

11:14 AM  
Blogger Claudia said...

Já tinha visto essa receita e estou louca pra provar. Vou ter que fazer correndo.
Ah, te linkei, tudo bem?
Beijos

11:46 AM  
Blogger Andrea Rodrigues said...

Achei seu blog por acaso e adorei,
parabens! depois vendo seus favoritos vi q o meu esta incluido...
que vergonha! preciso atualizar os meus favoritos...e o seu estara incluido...
bjs

11:59 AM  
Blogger Camila Marinho said...

Que blog delicioso! Amei! Vou voltar sempre

9:49 AM  
Blogger Aline Tolotti said...

Esta foto me deu água na boca!!!!
Vou testa-la e adicionar o blog nos favoritos do meu bloguinho.
Beijos e sucesso p/ vc.

9:12 PM  
Blogger Lena said...

Olá
Adorei o seu blog.
Estou aproveitando as dicas :D
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu: http://lenabolosdecorados.blogspot.com/
Acabo de criar. Me diga o que você achou.
Beijo,
Lena

5:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá,

Adoro o seu blog. Convido a uma visitinha ao meu recém-nascido blog culinário: www.allsogno.blogspot.com
Saudações, Paulucha.

8:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens! Blog muito lindo. eu sou italiana. bjs. Vivi

http://gata78.myblog.it
http://gatinha78.splinder.com

10:58 AM  
Blogger C.Valladares said...

Que delícia... estou com água na boca! Adorei o blog e vai agora mesmo para a lista dos meus favoritos! ;)

8:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá,
...pena que anda um bocadinho longe da sua cozinha.
... passei por aqui para espreitar as novidades, como habitualmente e aproveito para lhe desejar um Santo Natal junto de todos os que lhe são queridos e um 2008 pleno de concretizações.

Saudações culinárias,
Paulucha.
www.allsogno.blogspot.com

3:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deve ser muito bom este seu purê. Principalmente para quem gosta de abóbora. Não é o meu caso. Fico com a saladinha de couscous.

Tudo de bom para vc. Um 2008 doce e bom.

Davi Silva

3:11 PM  
Blogger Iliane said...

adorei..amei seu blog!!!tudo lindo..e..amo purê de abobora...tem coisa amis saborosa que purê de abobora com cebolas!!!!muito bom!!!!!

6:18 PM  
Blogger Bia said...

Ana né?

oi, sou Bia. Estou linkando seu blog para poder vistá-lo sempre. Ontem criamos (eu e meu marido) um para falar dos nossos experimentos na cozinha também...

3:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sabe que eu tenho um apreço todo especial por leite de coco, deixa tudo tão leve!!Seu blog é muito bom , estou adicionando aos meus preferidos.
beijinhos

6:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ana,
conheci seu blog agora, e adorei!!!
Esse seu pure deve ter ficado maravilhos, eu adoro pure de abobora!!!
bjss

6:59 PM  
Blogger Leda Almeida said...

Olá! Não paro de olhar este blog e estas receitas deliciosas!! Você está de parabéns, de verdade! Tenho você adicionada à minha lista, dá uma olhada no meu blog, e gostando, adicione! rsrs
Abraços

8:48 PM  
Blogger Clarissa said...

Volte a postar! Seu blog é muito legal!!

2:32 PM  
Blogger Carlos Alberto de Lima said...

Passei aqui pra deixar um cheiro de pão quentinho...

12:42 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, conheci o seu site através do kafka na praia...só passei para dizer que testei o bolo de flocos, é muito bom, receita daquelas tortas profissionais! Fiz algumas mudanças ( coloquei chocolate em pó no chantilly e diminuí a quantidade de chocolate aos pedaços) e fiz a cobertura de chocolate meio amargo com creme de leite. è muito boa essa receita! parabéns. :)

12:56 PM  

Postar um comentário

<< Home