sexta-feira, março 09, 2007

A Canela no Rei da Quinzena

Para participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho, escolhi uma torta de que gosto muito e que, apesar de extremamente simples e fácil de fazer, costuma ser um sucesso em todos os lugares.

É uma torta de maçã, receita da minha querida madrinha, Venina.

Vamos a ela:

[para ver maior, clique na imagem]

Algumas observações que podem ser úteis:
  • A primeira coisa que faço é picar as maçãs bem miudinhas; não coloco limão, pois como as maçãs serão assadas junto com a massa da torta, não faz diferença.
  • Fazer a mistura de açúcar e canela que será colocada por cima da massa da torta, antes de ir ao forno. Depois de assada essa mistura forma uma casquinha deliciosa sobre a torta. Aqui não tenho como falar de quantidade porque sempre faço de olho. Vai depender do que você quer que sobressaia: o doce do açúcar ou o paladar da canela. Em geral faço um pouco mais do que 1 xícara, para poder colocar generosamente sobre a massa. Nada de pão-durismo na mistura do açúcar com o Rei da Quinzena, certo?
  • Colocar o forno para aquecer a 160°.
  • Untar e polvilhar uma fôrma redonda, das que soltam o fundo; pois é uma torta bonita para ser desenformada. Como a minha forma "morreu", fiz numa normal mesmo, de fundo fixo.
  • Bato bastante a manteiga com açúcar; acrescento as gemas, uma a uma, e depois a farinha de trigo. Enquanto essa massa bate na batedeira, com um mixer elétrico bato as claras em neve, à parte. Misturo as claras à massa delicadamente, com movimentos de cima pra baixo. Só então acrescento o pó Royal. Por último, junto as maçãs e misturo tudo bem, mas sem violência! Delicadeza aqui é fundamental, certo, meninas?
  • Colocar a massa na fôrma, polvilhar generosamente com a mistura de açúcar e canela e levar ao forno a 210°, por, aproximandamente, 50 minutos.
  • Enquanto a torta assa, bato um chantilly com pouco açúcar, para acompanhar. Costumo usar o da marca Coalhada's, que é muito gostoso.

A massa da torta fica fofa e molhadinha, com as maçãs bem macias e um aroma delicioso!!! Nem preciso dizer que como a torta quente mesmo, né??? Nhammmmm!!

Para ver outras fotos da torta, vai aqui.

Marcadores:

24 Comments:

Blogger Agdah said...

Menina, está com uma cara tão boa e fofinha.

12:27 PM  
Blogger Patrícia said...

Ana, que delícia já copiei a receita. bjos e bom fim de semana

1:22 PM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ana, que deliiiiiii!!! amei essa crostinha! hmmmm! beijaoo,

4:18 PM  
Blogger Valentina said...

Estou apaixonada pelo texto, receita e fotos. amor total.e ja estou colocando no colher.

5:26 PM  
Blogger Unknown said...

Lá terei de fazer essa torta! Deve ser mesmo óptima!!!

6:05 PM  
Blogger ana said...

Agdah, ficou uma delícia mesmo! Fofíssima!! ;0)

Patrícia, quando experimentar, me conte o que achou. Bom fim de semana procê também.

Fer, essa crostinha é tudo de bom!!

Valentina, que bom que você gostou. Fico feliz de verdade.

Goretti, tenho certeza de que você vai gostar muito. Volte para me contar o que achou, certo?

6:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

nham, nham, nham...

8:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ana,
que delícia! Vou anotar para fazer já já...
A foto está ótima!
Beijinhos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

2:49 PM  
Blogger Eli said...

Ana que coisa mas gostosa, eu vou fazer aqui! A foto está linda!

9:17 AM  
Blogger Laranjinha said...

Parabéns, a foto está espectacular. Muito bom aspecto.

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Seu blog é muito convidativo com tantas coisas gostosas. Esse bolo de macan e mesmo delicioso. Ja fiz varias vezes. Ele fica gostoso tb, servido meio quente com calda de baunilia ou sorvete de baunilia. virei sempre aqui. Bj

9:10 AM  
Blogger Unknown said...

Já fiz o seu bolo no fim de semana. Ficou excelente. Só não vou colocar no meu blog porque a fotografia ficou horrível e não há mais bolo em casa para repetir a sessão fotográfica...
beijo

10:46 AM  
Blogger Cinara said...

Esta torta está de matar, Ana! Eu fiz um coffeecake de maçã no comecinho do meu blog que fica parecido com esta torta, mas a sua está *muito* mais bonita... Aliás, suas fotos estão profissionais, parabéns! ;o) Bjs

11:52 PM  
Blogger Patricia Scarpin said...

Que perdição esta torta!!

2:29 PM  
Blogger Claudia said...

Posso dizer: aprovada! Fiz e ficou simplesmente maravilhooooosa! Hummm e o cheirinho de maçã e canela pela casa. Nossa! Já entrou pro caderninho! Beijos

2:50 PM  
Blogger Panelas no Fogão said...

Ol�,
Sou a Leni e sou caloira no blog.
Adorei as suas receitas e ent�o esta torta de ma�a est� espectacular! e deve ser uma delicia ainda maior!
Vou copiar para a minha pasta de doces para poder fazer mais tarde.
me visite.
beijocas
panelasnofogao.blogspot.com

6:05 PM  
Blogger Fran said...

Ana, fiz a torta e realmente é diviiina! Parabéns!

3:18 PM  
Blogger da Cozinha da Sofia said...

Adorei o site, adorei as fotos e acho k já engordei só de olhar pra tudo isto! Já está nos meus favoritos! Esta receita vai ser, sem dúvida, uma das próximas. Mas talvez lá p dp do Natal kuando os doces acalmarem. Beijinhos*

3:22 PM  
Blogger Luzinha said...

Tenho verdadeira paixão pelo trio: maçã, açúcar e canela. Minha mãe fazia uma torta de maçã tão boa que a memória do sabor me lembra que a minha nunca sai igual. Esta sua receita é refinadíssima. Gostei muito. Vou fazer no final de semana com certeza. Tudo de bom prá ti!

6:02 PM  
Blogger edinha said...

Passai por aqui e gostei do seu blog.
Adorei esta torta de maçã.
Beijinhos

5:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Comentário do Dadinho quando mostrei a foto dessa torta: "por que não me casei com a Ana Rosa"
Que Eduardo não ouça isso!
Beijos

11:06 PM  
Blogger Helena Longo said...

Estava louca por uma receita de Torta de Maçã.Então encontrei a sua, maravilhosa por sinal, vou tentar fazer hoje mesmo.
Bjss. Fique com Deus.

6:25 AM  
Anonymous marcela said...

POr favor, não consigo abrir a receita, pode me enviar a lista de ingredientes?
mk_lela@bol.com.br
Grata

11:17 PM  
Blogger Quel said...

Ana1 quero um pedaço... manda pra mim? please!

Beeijos! ^^

Estou iniciando meu blog, quando puder, apareça!

http://kekaskitchen.blogspot.com/

10:35 AM  

Postar um comentário

<< Home