segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Saladinha 1, 2, 3 de Atum com Couscous

Há algum tempo tenho vontade de experimentar o Couscous (para saber mais sobre este ingrediente, olhe aqui e aqui), mas onde moro não consigo comprá-lo. O jeito foi, então, importá-lo com a inestimável ajuda da mama, que me enviou uma caixa de Cous Cous di Semola di Grano Duro, da marca Bacchini. Assim que me vi com a caixa do couscous nas mãos, foi impossível não pensar imediatamente na Fer, pois na parte de baixo da caixa vem escrito em destaque "organic bio", e como é sabido, o nome do meio da dona do Chucrute com Salsicha é orgânico (!!), que só demonstra o quão à frente do nosso tempo ela está, se preocupando não só com a saúde dela e dos seus, mas também com a da nossa querida mãe Terra. Quem quiser saber um pouquinho sobre orgânicos, pode consultar esse site aqui.

Então, voltando ao que interessa, a receita escolhida para experimentar esse delicado ingrediente foi uma salada da Dadi , pela qual me enamorei imediatamente e na qual, além do couscous, entram também: o atum, um peixinho que se presta bem a esse tipo de prato, mini alcaparras, suco de limão, cebola roxa, tomates picadinhos, molho de pimenta, hortelã picadinho e azeite. Levei os ingredientes para a casa de minha amiga e pus mãos à obra.

É desnecessário falar do sucesso total e absoluto da deliciosa saladinha, não é??? Até as crianças comeram!! Precisa mais??!!! Agora, partirei para outros preparos com esse ingrediente leve e simpático que é o CousCous.

Antes de dar a receita propriamente dita, acho que cabe uma ressalva: como não tinha o couscous já hidratado, como pede a receita, hidratei conforme instruções da embalagem para não haver erro na proporção couscous/água.

Para 250g de couscous: fervi, numa panela grande, 250ml de água, com uma colher de sopa de azeite [a embalagem falava em óleo, mas mudei por conta própria pois confesso ser um bocado resistente à utilização desse ingrediente! Sempre que possível troco um pelo outro] e uma colher de chá de sal. Quando a água entrou em ebulição, desliguei o fogo e nela verti os grãos do couscous, mexendo cuidadosamente. Deixei hidratar por uns 2 ou 3 minutinhos e, em seguida, acrescentei uma colher de sobremesa de manteiga e mexi mais um pouco. [A embalagem falava em colocar 2 a 3 porções de manteiga, mas achei muito, e tive medo de interferir no paladar, por isso coloquei apenas uma colher de sobremesa. Tampouco voltei com o couscous ao fogo baixo por mais 3 minutos, pois achei absolutamente desnecessário.]

Depois de hidratado, o couscous cresce bastante, e, embora não tenha medido, posso me arriscar a dizer que os 250g de couscous "seco" rendeu bem umas 4 ou 5 xícaras depois de pronto. Como minha amiga amou a receita - e aqui não temos como comprar o grão -, deixei o restante com ela, para que possa repetir ou inventar outro prato com o couscous já pronto.


Saladinha 1, 2, 3 de Atum com CousCous
(Dadi)

1 tomate bem maduro e saboroso
1 lata de atum em água
1 colher de chá de mini-alcaparras
1 colher de chá da salmoura das alcaparras
1 colher de sopa de cebola roxa picadinha
½ xícara de couscous de excelente qualidade (meça depois de hidratado)
1 colher de chá de molho de pimenta suave
o suco de meio limão
sal moído na hora a gosto (não muito, lembre-se de que já temos sal na alcaparra e no atum)
umas três ou quatro folhas de hortelã rasgadinhas
uma porção generosa do melhor azeite que seu bolso permitir

  1. Abra uma lata de atum, escorra e transfira o conteúdo para uma tigela de vidro;
  2. Lave bem e pique o tomate em cubinhos. [eu tirei a pele]
  3. Adicione os outros ingredientes, mexa com o garfo para afofar a mistura, e sirva.
  • A Dadi hidrata o couscous apenas com água fervendo para deixar o paladar o mais neutro possível, à espera dos demais ingredientes, o que também farei de uma próxima vez.
  • Como éramos muitos para degustar a saladinha, não servi porções individuais, como fez a nossa mestra, mas confesso que quando fizer aqui em casa, me permitirei esse mimo.
  • Durante o preparo da receita, notei que as quantidades serviriam poucas pessoas, então, fui aumentando as quantidades a olho, para que ninguém ficasse sem, pelo menos, provar da saladinha. Só o que não aumentei foi o atum, pois havia levado apenas uma lata. O resultado final ficou uma d*e*l*í*c*i*a!!

Marcadores: ,

14 Comments:

Blogger Eli said...

Que delícia! Eu também adoro couscous, com damascos e castanha, aiii nem me fale. ;)

11:24 AM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ana, eu adoro couscous! Mas olha, fiquei lisonjeada com seus elogios, pois no meu meio social eu sou vista como Fer, the organic freak... Um titulo nao muito garboso. Eu chego com um prato e todo mundo revira os olhos - ih, la vem ela dizer que eh "ooor-gaaa-ni-cooo". :-))

Gostei imensamente dessa misturinha com atum. Voce seguiu os passos da mestra Dadi e se deu bem! Parabens.

E super beijo,

1:09 PM  
Blogger Silvia Arruda said...

Ana, sua salada ficou lindona! E deve ter ficado deliciosa tb!! hummm

2:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aqui fala a comadre que não sabe cozinhar, mas adora comer. Ested couscous é o mesmo do couscous marroquino?
A cara da salada é maravilhosa - mouth watering... :o)
bjs

3:06 PM  
Blogger ana said...

Humm, Eli, com damascos e castanhas é??? Quero a receita!!!

Não ligue pra eles não, Fer, daqui a um tempo todo mundo só vai comer orgânico, você vai ver!! Realmente, as receitas da Dadi são maravilhosas, né?

Obrigada, Silvia. A salada é mesmo deliciosa!!

E exatamente esse, Marcia. Prometo fazer pra você a próxima vez que vier aqui, tá? ;0)

6:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Querida, ficou espetacular! Olha, as embalagens de couscous via de regra trazem orientações para o preparo no estilo marroquino, que vai ao lume para uma breve refogada após a hidratação. Mas para essa saladinha não carece de mais nada além da água.

Fiquei muito contente que você tenha testado a receita, e ainda mais que o pessoal apreciou :D

Beijos e obrigada pela lembrança

7:30 AM  
Blogger Agdah said...

Menina, outra mistura bem-sucedida.

4:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi Ana, fiquei aqui babando nas suas comidinhas e no seu lindo blog. Também moro em Minas, será que vc está perto de mim? um abraço.

5:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Couscous marroquino é sempre uma ótima pedida, não....! Em pratos quentes ou saladas eu sempre peço quando tem no cardápio! Tem um restaurante no Rio que serve uma salada marroquina com frango, tâmaras picadas e salsinha que é uma dilícia!!! Vou testar essa, ainda mais pela praticidade! Seu blog é uma delícia de ler! Um beijo!

12:06 AM  
Blogger ana said...

Dadi, e o que é que você sugere que o pessoal não aprecia, me diz??

Foi mesmo, Agdah, super hiper bem-sucedida!! Vou até repetir logo.

Larissa, gostei de te ver aqui no blog. Volte sempre. Manda um email pra gente poder conversar e saber se estamos perto uma da outra!

Verena, essa salada marroquina de que você falou deve ser uma delícia, hein? Da próxima vez que vier aqui, deixa um email ou link pra eu te encontrar, ok? você tem blog?

2:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ana,
Ainda bem que entrei no seu blog, pois, como você, eu também sempre vi receitas de couscous marroquino em revistas, na televisão e sempre tive vontade de comer. Nessa semana, passei no supermercado e comprei para fazer em casa e MATAR A MINHA VONTADE... Vou fazer, só que vou fazer outra receita, pois não gosto muito de atum. Suas dicas vão me ajudar muito...

Bjs,

Estela
Porto Feliz - SP

5:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara Ana, em fevereiro estive na França e me fartei com tanto couscous, principalmente em uma das regiões que visitei (Bretagne). Gosto tanto desse prato que não me canso de freqüentar esses restaurantes especializados que encontramos por lá. Suas receitas me deram água na boca e por essa razão, resolvi preparar essa noite um "coucous marroquino". Adoro todas as modalidades de receitas com esse fantástico grãozinho, mas tenho que confesssar que o tradicional couscous marroquino é irresistivelmente gostoso.
Parabéns pelo seu blog, super bem escrito e uma tentação para quem lê. Abraços.
Antônio

2:51 PM  
Blogger Nogueirajcs said...

Mas quem não gostas de Couscus? Hein?

Faço muitas vezes e recomendo. A maioria das vezes faço com legumes... como refeição completa ou eventualmente como acompanhamento.

É simples, +- barato e muito nutritivo.

Gostei desse prato ;)

8:57 AM  
Blogger Carlos Alberto de Lima said...

Aqui também tem dicas de como fazer couscous marroquino...

11:39 AM  

Postar um comentário

<< Home