Saladinha 1, 2, 3 de Atum com Couscous


É desnecessário falar do sucesso total e absoluto da deliciosa saladinha, não é??? Até as crianças comeram!! Precisa mais??!!! Agora, partirei para outros preparos com esse ingrediente leve e simpático que é o CousCous.
Antes de dar a receita propriamente dita, acho que cabe uma ressalva: como não tinha o couscous já hidratado, como pede a receita, hidratei conforme instruções da embalagem para não haver erro na proporção couscous/água.
Para 250g de couscous: fervi, numa panela grande, 250ml de água, com uma colher de sopa de azeite [a embalagem falava em óleo, mas mudei por conta própria pois confesso ser um bocado resistente à utilização desse ingrediente! Sempre que possível troco um pelo outro] e uma colher de chá de sal. Quando a água entrou em ebulição, desliguei o fogo e nela verti os grãos do couscous, mexendo cuidadosamente. Deixei hidratar por uns 2 ou 3 minutinhos e, em seguida, acrescentei uma colher de sobremesa de manteiga e mexi mais um pouco. [A embalagem falava em colocar 2 a 3 porções de manteiga, mas achei muito, e tive medo de interferir no paladar, por isso coloquei apenas uma colher de sobremesa. Tampouco voltei com o couscous ao fogo baixo por mais 3 minutos, pois achei absolutamente desnecessário.]
Depois de hidratado, o couscous cresce bastante, e, embora não tenha medido, posso me arriscar a dizer que os 250g de couscous "seco" rendeu bem umas 4 ou 5 xícaras depois de pronto. Como minha amiga amou a receita - e aqui não temos como comprar o grão -, deixei o restante com ela, para que possa repetir ou inventar outro prato com o couscous já pronto.
Saladinha 1, 2, 3 de Atum com CousCous
(Dadi)
(Dadi)
1 tomate bem maduro e saboroso
1 lata de atum em água
1 colher de chá de mini-alcaparras
1 colher de chá da salmoura das alcaparras
1 colher de sopa de cebola roxa picadinha
½ xícara de couscous de excelente qualidade (meça depois de hidratado)
1 colher de chá de molho de pimenta suave
o suco de meio limão
sal moído na hora a gosto (não muito, lembre-se de que já temos sal na alcaparra e no atum)
umas três ou quatro folhas de hortelã rasgadinhas
uma porção generosa do melhor azeite que seu bolso permitir
- Abra uma lata de atum, escorra e transfira o conteúdo para uma tigela de vidro;
- Lave bem e pique o tomate em cubinhos. [eu tirei a pele]
- Adicione os outros ingredientes, mexa com o garfo para afofar a mistura, e sirva.
- A Dadi hidrata o couscous apenas com água fervendo para deixar o paladar o mais neutro possível, à espera dos demais ingredientes, o que também farei de uma próxima vez.
- Como éramos muitos para degustar a saladinha, não servi porções individuais, como fez a nossa mestra, mas confesso que quando fizer aqui em casa, me permitirei esse mimo.
- Durante o preparo da receita, notei que as quantidades serviriam poucas pessoas, então, fui aumentando as quantidades a olho, para que ninguém ficasse sem, pelo menos, provar da saladinha. Só o que não aumentei foi o atum, pois havia levado apenas uma lata. O resultado final ficou uma d*e*l*í*c*i*a!!
14 Comments:
Que delícia! Eu também adoro couscous, com damascos e castanha, aiii nem me fale. ;)
Ana, eu adoro couscous! Mas olha, fiquei lisonjeada com seus elogios, pois no meu meio social eu sou vista como Fer, the organic freak... Um titulo nao muito garboso. Eu chego com um prato e todo mundo revira os olhos - ih, la vem ela dizer que eh "ooor-gaaa-ni-cooo". :-))
Gostei imensamente dessa misturinha com atum. Voce seguiu os passos da mestra Dadi e se deu bem! Parabens.
E super beijo,
Ana, sua salada ficou lindona! E deve ter ficado deliciosa tb!! hummm
Aqui fala a comadre que não sabe cozinhar, mas adora comer. Ested couscous é o mesmo do couscous marroquino?
A cara da salada é maravilhosa - mouth watering... :o)
bjs
Humm, Eli, com damascos e castanhas é??? Quero a receita!!!
Não ligue pra eles não, Fer, daqui a um tempo todo mundo só vai comer orgânico, você vai ver!! Realmente, as receitas da Dadi são maravilhosas, né?
Obrigada, Silvia. A salada é mesmo deliciosa!!
E exatamente esse, Marcia. Prometo fazer pra você a próxima vez que vier aqui, tá? ;0)
Querida, ficou espetacular! Olha, as embalagens de couscous via de regra trazem orientações para o preparo no estilo marroquino, que vai ao lume para uma breve refogada após a hidratação. Mas para essa saladinha não carece de mais nada além da água.
Fiquei muito contente que você tenha testado a receita, e ainda mais que o pessoal apreciou :D
Beijos e obrigada pela lembrança
Menina, outra mistura bem-sucedida.
oi Ana, fiquei aqui babando nas suas comidinhas e no seu lindo blog. Também moro em Minas, será que vc está perto de mim? um abraço.
Couscous marroquino é sempre uma ótima pedida, não....! Em pratos quentes ou saladas eu sempre peço quando tem no cardápio! Tem um restaurante no Rio que serve uma salada marroquina com frango, tâmaras picadas e salsinha que é uma dilícia!!! Vou testar essa, ainda mais pela praticidade! Seu blog é uma delícia de ler! Um beijo!
Dadi, e o que é que você sugere que o pessoal não aprecia, me diz??
Foi mesmo, Agdah, super hiper bem-sucedida!! Vou até repetir logo.
Larissa, gostei de te ver aqui no blog. Volte sempre. Manda um email pra gente poder conversar e saber se estamos perto uma da outra!
Verena, essa salada marroquina de que você falou deve ser uma delícia, hein? Da próxima vez que vier aqui, deixa um email ou link pra eu te encontrar, ok? você tem blog?
Ana,
Ainda bem que entrei no seu blog, pois, como você, eu também sempre vi receitas de couscous marroquino em revistas, na televisão e sempre tive vontade de comer. Nessa semana, passei no supermercado e comprei para fazer em casa e MATAR A MINHA VONTADE... Vou fazer, só que vou fazer outra receita, pois não gosto muito de atum. Suas dicas vão me ajudar muito...
Bjs,
Estela
Porto Feliz - SP
Cara Ana, em fevereiro estive na França e me fartei com tanto couscous, principalmente em uma das regiões que visitei (Bretagne). Gosto tanto desse prato que não me canso de freqüentar esses restaurantes especializados que encontramos por lá. Suas receitas me deram água na boca e por essa razão, resolvi preparar essa noite um "coucous marroquino". Adoro todas as modalidades de receitas com esse fantástico grãozinho, mas tenho que confesssar que o tradicional couscous marroquino é irresistivelmente gostoso.
Parabéns pelo seu blog, super bem escrito e uma tentação para quem lê. Abraços.
Antônio
Mas quem não gostas de Couscus? Hein?
Faço muitas vezes e recomendo. A maioria das vezes faço com legumes... como refeição completa ou eventualmente como acompanhamento.
É simples, +- barato e muito nutritivo.
Gostei desse prato ;)
Aqui também tem dicas de como fazer couscous marroquino...
Postar um comentário
<< Home