sábado, fevereiro 03, 2007

Salada de Cereais, Abacaxi e Peito de Peru

Gosto de me alimentar de forma saudável e ando à procura de formas para variar as saladas. Uma delas tem sido as saladas com cereais, que, se puderem incluir alguma fruta e uma proteína, mais perfeitas ficam, na minha opinião.

Quando da vinda de minha mãe e minha comadre durante as férias, tratei de me esmerar nessa opção, já que sou sempre severamente "acusada" de contribuir para com alguns (ou muitos) quilos a mais no manequim de meus hóspedes!!! Então, resolvi mesclar comidas saudáveis e pouco calóricas com outras, diríamos, um tantinho mais engordativas, mas que alegram deveras nossas lombrigas.

A receita dessa salada de cereais consegui num site do qual sou fã de carteirinha, o Panelinha. Há receitas para todos os gostos por lá e merece ser visitado sempre de caneta na mão. A confecção dessa receita está, inclusive, em vídeo, na seção s/TPM

A salada de cereais, abacaxi e peito de peru é absolutamente maravilhosa! De paladar suave e refrescante agradou a todos que dela provaram. Vale experimentar.

Salada de Cereais, Abacaxi e Peito de Peru

1 xícara (chá) de Ráris (7 cereais integrais)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de suco de abacaxi*
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de hortelã picada
4 fatias de abacaxi
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça torrada**
1/2 xícara (chá) de peito de peru cortado em cubinhos
sal a gosto

3 1/2 xícaras (chá) de água

  • 1. Numa panela média, coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, junte os cereais integrais (Ráriz), abaixe o fogo e deixe cozinhar, com a tampa entreaberta, por 45 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  • 2. Numa tigela grande, misture o suco de limão, o suco de abacaxi, o azeite, o sal e a hortelã picada. Coloque os cereais integrais cozidos, misture bem e leve à geladeira.
  • 3. Corte o abacaxi em cubinhos e misture aos cereais. Por último, misture a farinha de linhaça e o peito de peru. Coloque numa saladeira e decore com folhas de hortelã.

Tipo de Cozinha: contemporânea, light, saudável, antiTPM
Categoria: entradas, saladas, integrais
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4 pessoas

*Que você consegue espremendo, à mão mesmo, as fatias do abacaxi.

**Eu não usei, pois a linhaça que tenho em casa é em sementes e fiquei compreguiça de torrar e colocar no liquidificador para fazer a farinha. Me pareceu desnecessário diante da maravilha que já estava a salada.

Marcadores:

14 Comments:

Blogger Agdah said...

ANA,

Obrigada pela visitinha. Menina, eu estava mesmo precisando entrar na linha light e essa salada me parece um bom começo. só preciso agora encontrar o tal Ráriz, ou coisa que o valha,aqui pelas minhas bandas. Beijos.

1:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu, a comadre, adorei a salada de ráris e etc. Eu adoro Ráris e como regularmente (há uns dois anos só como arroz integral). Muito boa! Eu recomendo!

2:50 PM  
Blogger ana said...

Agdah, cozinhas como a sua a gente não pode deixar de visitar! Tomara que você encontre o Ráris por aí, pois a saladinha é uma delícia.

Marcia, estou adorando ver você por aqui. Sua participação é indispensável pois você conhece a minha cozinha há anos, não é? :0)

6:42 PM  
Blogger Eli said...

Ana que delícia de salada! Menina com esse calor, estou mesmo a procura de receitas de saladas. :)

7:53 AM  
Blogger ana said...

Então experimente essa, Eli, vale a pena mesmo!! Essa semana vou repetir e chamar uma amiga que me intimou a não comer sem ela...rs beijo,

11:28 AM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

Ana, muit interessante essa salada, lembra ate um salpicao! hmmm! :-) beijao,

4:55 PM  
Blogger Laranjinha said...

Que delícia. Tem óptimo aspecto!

10:24 PM  
Blogger ana said...

Nossa, Fer, há tempos não como salpicão...Fiquei com vontade de comer um light com repolho, frango e abacaxi, conhece? nham nham

:0)

Laranja com Canela, além desse aspecto lindo, é também muito gostosa!

11:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ana, eu adoro esse cereal e nunca me ocorreu incluir farinha de linhaça torrada na salada. Vou experimentar... hmmm, estou tendo idéias com iogurte também :D

Beijos

11:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ana, estou conhecendo teu blog hj, e ja virei freguesa ! Esta salada esta de dar agua na boca !

11:38 AM  
Blogger ana said...

Dadi, o Ráris é um cereal que possibilita tantas variações, não é? Amo suas idéias!!! Não deixe de me contar depois, certo?

Bia, seja-vinda, é um prazer tê-la aqui. Puxe uma cadeira e vamos trocar idéias!!

11:54 AM  
Blogger Elvira said...

Que saladinha gostosa e saudável! :-)

3:37 PM  
Blogger Maria Helena said...

Eu tinha visto essa saladinha la no Panelinha, mas tinha ficado sem coragem de experimentar!! rs

Mas agora que você fez e gostou, também vou fazer qualquer dia desses!

Beijocas!!!

9:25 PM  
Blogger Sara said...

Eu acho que o arroz é uma refeição que eu gosto e sempre desfrutar de um pouco mais quando eu comer peixe talvez alguns domingo pode ir comer um pouco kosushi

6:59 PM  

Postar um comentário

<< Home