segunda-feira, maio 26, 2008

sopa de mandioca

Desde aquela segunda feira, o tempo já esquentou, esfriou e tornou a esquentar novamente. E nada de eu postar a sopa. Então, antes que o mês vire e meu propósito de reativar o blog vá por água abaixo, estou postando a defasada sopinha do dia 12 que, apesar de tudo, ficou bem gostosa e foi simplérrima de fazer.

Eu tinha comprado uma mandioca com o intuito de comê-la, no café da tarde, com manteiga. Só que, como já aconteceu outras tantas vezes, dei com os burros n'água com tubérculo misterioso. O dito cujo não cozinhava por nada desse mundo, o que me fez perder a graça e a vontade de comer a mandioca como eu originalmente imaginara. Quem puder me ajudar, estou aceitando dicas de como escolher uma boa mandioca, pois essa minha incapacidade já está me irritando sobremaneira.

Como era uma segunda feira, dia em que costumo fazer uma limpa na geladeira, e já estando a mandioca sendo cozida, resolvi, então, transformá-la numa sopa. Depois de cerca de 40 minutos na pressão, e ainda assim pedaçuda, embora cozida, dei uma batida com o mixer de mão, para tornar o caldo mais uniforme. Em seguida, para incrementar o paladar do tubérculo rebelde, refoguei um pouco de cebola no azeite, acrescentei o restante de um de bife de panela, que achei por bem desfiar, e deixei tudo tomar gosto. Coloquei também, embora muito a contragosto, pois aboli os caldos da minha alimentação, abrindo raríssimas exceções para eles, um quadradinho de caldo de legumes. Já que estava tudo meio assim improvisado, né? Depois foi só acertar o sal e acrescentar a cebolinha com a sopa já servida na caneca.

Ficou uma delícia e, melhor de tudo, serviu para aquecer o corpo e a alma.

Marcadores: ,

segunda-feira, maio 12, 2008

direto da horta

Acabei de colher e picar. Tá esperando para mergulhar numa sopa que vai rolar no almoço. Pois é, com o frio que está por aqui, nada melhor do que uma sopa quentinha. Me aguardem.

Marcadores: ,

terça-feira, maio 06, 2008

Eu gosto de berinjela, de pimenta e de leite de coco, então, quando vi essa receita - Berinjela com Leite de Coco à Moda do Caribe - num livro (O Grande Livro de Receitas de Claudia) que ganhei da minha querida sogrinha, achei que a combinação tinha tudo pra dar certo. E realmente deu. Fica um prato de paladar muito suave, mas com um toque picante dado pela pimenta. Na verdade, até achei que a pimenta "gritou" demais, como diria a Dadi, e da próxima vez colocarei menos.

Fiz a receita assim (digo isso porque raríssimas vezes sigo uma receita tintim por tintim): num refratário entremeei camadas de 3 berinjelas pequenas e 2 cebolas também pequenas, ambas cortadas em fatias finas. Salpiquei cada camada com um pouco – pouco mesmo! - de sal e de pimenta-do-reino branca. Camadas feitas, misturei 1 vidro pequeno de leite de coco com 1 xícara de leite de vaca e verti sobre elas. Por último, polvilhei com a 1 pimenta dedo-de-moça picada beeemmm miudinha. Cobri com papel alumínio e levei ao forno preaquecido pelos 45 minutos que a receita mandava. Depois retirei o papel e assei por mais 5 minutos. Acredito que esses 5 minutos adicionais sejam para secar um pouco o caldo que fica no pirex. É um prato mais gostoso do que bonito, ainda assim resolvi colocar a foto. Os amantes de berinjela, com certeza, vão gostar!

A receita do livro é essa aqui:

Berinjela com Leite de Coco à Moda do Caribe

1 berinjela grande cortada em rodelas finas

3 cebolas cortadas em rodelas finas

1 xícara de leite de coco

1 xícara de leite

1 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes, bem picada

Coloque as fatias de berinjela numa forma refratária rasa. Por cima, disponha os anéis de cebola. Salpique com sal e pimenta. Misture o leite de coco e o leite e despeje sobre a cebola. Polvilhe com a pimenta picada. Cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido moderado (180°C) por 45 minutos. Retire o papel e asse por mais uns cinco minutos.

Rende 4 porções

Marcadores: ,