sexta-feira, março 16, 2007

Purê de Abóbora com Leite de Coco

São tantas as coisas gostosas que tenho vontade de trazer pra cá que acabo me perdendo. Já tentei colocar uma ordem nos pratos e receitas para facilitar minha vida, mas quem disse que sou uma criatura disciplinada??? Então, vai ao acaso mesmo! Hoje, ao abrir minhas pastas de fotos (registro de minhas "artes" culinárias), dei de cara com essa receita divina, cuja idéia original é da Katita, do Rainhas do Lar, mas que aprendi com a Dadi.

Desnecessário dizer que vocês precisam ir , porque essa moça ensina receitas como ninguém!!

Precisei fazer algumas adaptações na minha receita, pois não tinha dois dos ingredientes por ela sugeridos em casa. Usei rodelas de cebola no lugar do alho-poró e azeite ao invés da manteiga de garrafa. Acho que fui feliz nas substituições, pois ficou delicioso. No entanto, pretendo fazer com alho-poró da próxima vez, já que apreciso deveras esse alimento. Quanto à manteiga de garrafa, não sei se consigo comprar aqui pelas minhas bandas, mas vou pesquisar.

PURÊ DE ABÓBORA COM LEITE DE COCO
(Dadivosa)

(para o purê)
500 g de abóbora descascada e cortada em cubos
água o quanto baste para cozinhar a abóbora
sal a gosto (usei ½ colher de sobremesa)
2 colheres de sopa de leite de coco de boa qualidade
4 grãozinhos de pimenta-do-reino preta
1 dente de alho pequenininho, acho até que era dente de leite :)
1 fiozinho de azeite de oliva
(para a cobertura)
anéis de alho-poró (mais ou menos duas colheres de sopa)
duas colheres de sopa de manteiga de garrafa
flor de sal

  • Leve a abóbora a cozer com a água e o sal.
  • Quando estiver macia, escorra-a. Naquela mesma panela, refogue o alho esmagadinho até dourar. Ponha de volta a abóbora e mexa com a colher de pau.
  • Se a abóbora for de qualidade e você tiver a paciência de aguardar uns 15 minutos para que ela amacie, o simples mexer com a colher já vai transformá-la em purê.
  • Acrescente a pimenta.
  • Lembre-se de mexer de quando em quando para não agarrar na panela.
  • Enquanto isso, numa frigideirinha, aqueça metade da manteiga de garrafa.
  • Na manteiga de garrafa aquecida, refogue os anéis de alho-poró. Salgue com flor de sal e reserve.
  • Desligue o fogo da abóbora, incorpore o leite de coco e prove.
  • Transfira essa maravilha para uma vasilha que vá à mesa, coroe com o alho-poró refogado, dê mais um toquinho de flor de sal, regue com a manteiga de garrafa restante e delicie-se.
  • Rende aproximadamente uma xícara e meia de purê.

Marcadores:

Upside Down

Marcadores:

sexta-feira, março 09, 2007

A Canela no Rei da Quinzena

Para participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho, escolhi uma torta de que gosto muito e que, apesar de extremamente simples e fácil de fazer, costuma ser um sucesso em todos os lugares.

É uma torta de maçã, receita da minha querida madrinha, Venina.

Vamos a ela:

[para ver maior, clique na imagem]

Algumas observações que podem ser úteis:
  • A primeira coisa que faço é picar as maçãs bem miudinhas; não coloco limão, pois como as maçãs serão assadas junto com a massa da torta, não faz diferença.
  • Fazer a mistura de açúcar e canela que será colocada por cima da massa da torta, antes de ir ao forno. Depois de assada essa mistura forma uma casquinha deliciosa sobre a torta. Aqui não tenho como falar de quantidade porque sempre faço de olho. Vai depender do que você quer que sobressaia: o doce do açúcar ou o paladar da canela. Em geral faço um pouco mais do que 1 xícara, para poder colocar generosamente sobre a massa. Nada de pão-durismo na mistura do açúcar com o Rei da Quinzena, certo?
  • Colocar o forno para aquecer a 160°.
  • Untar e polvilhar uma fôrma redonda, das que soltam o fundo; pois é uma torta bonita para ser desenformada. Como a minha forma "morreu", fiz numa normal mesmo, de fundo fixo.
  • Bato bastante a manteiga com açúcar; acrescento as gemas, uma a uma, e depois a farinha de trigo. Enquanto essa massa bate na batedeira, com um mixer elétrico bato as claras em neve, à parte. Misturo as claras à massa delicadamente, com movimentos de cima pra baixo. Só então acrescento o pó Royal. Por último, junto as maçãs e misturo tudo bem, mas sem violência! Delicadeza aqui é fundamental, certo, meninas?
  • Colocar a massa na fôrma, polvilhar generosamente com a mistura de açúcar e canela e levar ao forno a 210°, por, aproximandamente, 50 minutos.
  • Enquanto a torta assa, bato um chantilly com pouco açúcar, para acompanhar. Costumo usar o da marca Coalhada's, que é muito gostoso.

A massa da torta fica fofa e molhadinha, com as maçãs bem macias e um aroma delicioso!!! Nem preciso dizer que como a torta quente mesmo, né??? Nhammmmm!!

Para ver outras fotos da torta, vai aqui.

Marcadores: