terça-feira, fevereiro 27, 2007

Rocambole de Doce de Leite

Para alimentar as formiguinhas da família, faço um doce que é muito apreciado por todos daqui, receita herdada da madrinha do marido, a Tió, uma mineira de Mariana que sempre nos brindava com uma comidinha caseira deliciosa. A receita em questão é um rocambole de doce de leite. Sem ter nada de mirabolante, o doce é delicado, fácil de fazer e muito gostoso.

[clique na imagem para ver maior]
Na receita original, o doce recebia o nome de Rocambole de Leite Condensado, pois o recheio de doce de leite era feito cozinhando uma lata de leite condensado por mais ou menos 30 minutos na panela de pressão. Depois que vim morar nas Gerais, passei a usar o doce de leite da marca Viçosa, que é unanimamente considerado, aqui em casa, o melhor doce de leite pastoso que existe!

[receita original da Tió]
Cumpre ressaltar, no entanto, que seja qual for a sua escolha, o rocambole vai ficar divino: massa leve e fofinha e recheio doce e cremoso!! E então, quer provar? Sirva-se e deleite-se!!!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Saladinha 1, 2, 3 de Atum com Couscous

Há algum tempo tenho vontade de experimentar o Couscous (para saber mais sobre este ingrediente, olhe aqui e aqui), mas onde moro não consigo comprá-lo. O jeito foi, então, importá-lo com a inestimável ajuda da mama, que me enviou uma caixa de Cous Cous di Semola di Grano Duro, da marca Bacchini. Assim que me vi com a caixa do couscous nas mãos, foi impossível não pensar imediatamente na Fer, pois na parte de baixo da caixa vem escrito em destaque "organic bio", e como é sabido, o nome do meio da dona do Chucrute com Salsicha é orgânico (!!), que só demonstra o quão à frente do nosso tempo ela está, se preocupando não só com a saúde dela e dos seus, mas também com a da nossa querida mãe Terra. Quem quiser saber um pouquinho sobre orgânicos, pode consultar esse site aqui.

Então, voltando ao que interessa, a receita escolhida para experimentar esse delicado ingrediente foi uma salada da Dadi , pela qual me enamorei imediatamente e na qual, além do couscous, entram também: o atum, um peixinho que se presta bem a esse tipo de prato, mini alcaparras, suco de limão, cebola roxa, tomates picadinhos, molho de pimenta, hortelã picadinho e azeite. Levei os ingredientes para a casa de minha amiga e pus mãos à obra.

É desnecessário falar do sucesso total e absoluto da deliciosa saladinha, não é??? Até as crianças comeram!! Precisa mais??!!! Agora, partirei para outros preparos com esse ingrediente leve e simpático que é o CousCous.

Antes de dar a receita propriamente dita, acho que cabe uma ressalva: como não tinha o couscous já hidratado, como pede a receita, hidratei conforme instruções da embalagem para não haver erro na proporção couscous/água.

Para 250g de couscous: fervi, numa panela grande, 250ml de água, com uma colher de sopa de azeite [a embalagem falava em óleo, mas mudei por conta própria pois confesso ser um bocado resistente à utilização desse ingrediente! Sempre que possível troco um pelo outro] e uma colher de chá de sal. Quando a água entrou em ebulição, desliguei o fogo e nela verti os grãos do couscous, mexendo cuidadosamente. Deixei hidratar por uns 2 ou 3 minutinhos e, em seguida, acrescentei uma colher de sobremesa de manteiga e mexi mais um pouco. [A embalagem falava em colocar 2 a 3 porções de manteiga, mas achei muito, e tive medo de interferir no paladar, por isso coloquei apenas uma colher de sobremesa. Tampouco voltei com o couscous ao fogo baixo por mais 3 minutos, pois achei absolutamente desnecessário.]

Depois de hidratado, o couscous cresce bastante, e, embora não tenha medido, posso me arriscar a dizer que os 250g de couscous "seco" rendeu bem umas 4 ou 5 xícaras depois de pronto. Como minha amiga amou a receita - e aqui não temos como comprar o grão -, deixei o restante com ela, para que possa repetir ou inventar outro prato com o couscous já pronto.


Saladinha 1, 2, 3 de Atum com CousCous
(Dadi)

1 tomate bem maduro e saboroso
1 lata de atum em água
1 colher de chá de mini-alcaparras
1 colher de chá da salmoura das alcaparras
1 colher de sopa de cebola roxa picadinha
½ xícara de couscous de excelente qualidade (meça depois de hidratado)
1 colher de chá de molho de pimenta suave
o suco de meio limão
sal moído na hora a gosto (não muito, lembre-se de que já temos sal na alcaparra e no atum)
umas três ou quatro folhas de hortelã rasgadinhas
uma porção generosa do melhor azeite que seu bolso permitir

  1. Abra uma lata de atum, escorra e transfira o conteúdo para uma tigela de vidro;
  2. Lave bem e pique o tomate em cubinhos. [eu tirei a pele]
  3. Adicione os outros ingredientes, mexa com o garfo para afofar a mistura, e sirva.
  • A Dadi hidrata o couscous apenas com água fervendo para deixar o paladar o mais neutro possível, à espera dos demais ingredientes, o que também farei de uma próxima vez.
  • Como éramos muitos para degustar a saladinha, não servi porções individuais, como fez a nossa mestra, mas confesso que quando fizer aqui em casa, me permitirei esse mimo.
  • Durante o preparo da receita, notei que as quantidades serviriam poucas pessoas, então, fui aumentando as quantidades a olho, para que ninguém ficasse sem, pelo menos, provar da saladinha. Só o que não aumentei foi o atum, pois havia levado apenas uma lata. O resultado final ficou uma d*e*l*í*c*i*a!!

Marcadores: ,

Friends



Sábado foi dia de cozinhar com uma amiga muito querida. Esses momentos descontraídos fazem sempre um bem enorme à alma!!! E ao estômago também, claro.

Marcadores:

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Um bolo que quase foi pro brejo...



Uma das primeiras receitas que me arrisquei a fazer, quando descobri o mundo dos blogs culinários, foi esse maravilhoso Bolo de Flocos da Eliana. Era uma data especial aqui em casa, e queríamos comemorar em grande estilo. As meninas tinham visto o bolo no blog e não tiveram dúvidas de elegê-lo como o que enfeitaria nossa comemoração. Munida da receita e de duas ajudantes, pusemos mãos-à-obra. Enquanto duas de nós fazíamos a massa do bolo, a outra cuidava de transformar as barras de chocolate em lascas, que entrariam no recheio e também na cobertura. Bolo no forno, partimos para o delicioso recheio de flocos que, aparentemente, não apresentaria nenhuma dificuldade: era bater um chantilly e depois misturar as lascas de chocolate. Na verdade, a confecção do recheio foi mesmo moleza; a etapa seguinte seria tirar o bolo do forno, parti-lo em dois (eu fiz a massa numa fôrma retangular e o bolo teria apenas dois "andares"), molhar a massa com guaraná (esqueci!) para, então, recheá-lo. E foi aí que a porca torceu o rabo!!!

Aqui sou obrigada a um mea-culpa: deveria ter sido óbvio pra mim que eu só poderia rechear o bolo depois que este esfriasse, pois o recheio era o delicado creme de flocos (chantilly + lascas de chocolate) que, se em contato com a massa quente, c-l-a-r-o, derreteria!!! Pois é, deveria, mas não foi! A burralda aqui, mal o bolo saiu do forno, lindo maravilhoso, tratou de recheá-lo com uma farta quantidade de recheio, colocando, em seguida, a outra metade do bolo , que iria receber a cobertura. Resultado: o calor da massa começou a derreter o recheio de flocos, tanto o chantilly quanto as lascas de chocolate, fazendo com que a parte de cima do bolo começasse a rachar perigosamente!!! Pânico total na cozinha!!! Cozinheira chefe e ajudantes absolutamente atarantadas!!! E agora??!! O que fazer??!!

Nessas horas eu fico meio atada, tomada por um misto de ódio pela burrice cometida com um total desespero pela possibilidade de perder a receita. Mas, quando tudo já parecia perdido mesmo, e com a ajuda e apoio totais e irrestritos de minhas ajudantes, resolvi tirar a parte de cima do bolo, raspar o recheio e levá-lo ao freezer, não para que voltasse a ser aquele creme macio e lindo, mas para que, pelo menos, parasse de derreter e pudesse ser colocado de volta no bolo, depois que este esfriasse. Assim fizemos e nos viramos para ajeitar a parte superior do bolo, que havia rachado. Como a cobertura era uma calda de chocolate que endureceria rapidamente, achamos que o quase desastre ainda poderia ter salvação, e a rachadura ser disfarçada um pouco.

Bem, no frigir dos ovos, o bolo foi uma sensação! Embora esteticamente tenha ficado longe do que, na certa, deveria, todos os componentes estavam deliciosos!!! A família inteira comeu e se regalou! Marido aprovou, o que pra mim é importantíssimo, já que ele é um "cliente" de paladar deveras exigente, e a quem, claro, quero sempre satisfazer!! As meninas e eu demos boas risadas nos lembrando dos momentos de terror passados na cozinha e comemoramos mesmo em grande estilo a nossa data pra lá de importante!!!

Desde então, uma de minhas filhas, tem insistido pra eu fazer o post sobre o acontecido, mas eu, juro, estava relutante: além da foto não ter ficado lá grandes coisa - e nem teria como, hohoho - passar esse atestado de monguice ainda me irritava mais do que divertia. Digerida a irritação, "taqui" o post, com foto e tudo.

Bolo de Flocos
(Eliana Scaramal)

Pão de ló
6 ovos
220 g de farinha de trigo
30 g de chocolate em pó
250 g de açúcar
250 de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Guaraná para molhar o bolo

Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar, as gemas e a manteiga bata até obter um creme esbranquiçado, acrescente a farinha o chocolate e bata mais um pouco. Desligue a bateideira e acrescente o fermento em pó e as claras em neve, coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga . Leve ao forno preaquecido a 200 graus, por 10 à 15 min faça o teste do palito. Eu usei guaraná pra molhar o bolo.

Recheio
500 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
250 g de lascas de chocolate meio amargo

Bata o creme de leite em ponto chantilly firme usando o açúcar, depois junte as lascas de chocolate e misture delicadamente.

Cobertura do bolo
115 g de manteiga
280 g de chocolate meio amargo

Junte os ingredientes numa tigela e derreta em banho-maria. Misture bem e empregue em seguida pois a cobertura seca rapidamente e endurece. 1 receita e meia cobre bem um bolo de 25 cm (com aprox. 8 cm de altura)
________________________________________
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Se for fazer numa fôrma retangular, usar a de tamanho médio.
Depois que o bolo sair do forno, esperar um pouco, cortar e colocar no prato. Molhar com o guaraná.
Atenção: deixar o bolo esfriar antes de colocar o recheio. Isso é muito importante, pois do contrário, o recheio derreterá.
Depois de recheado, cobrir com a segunda parte do bolo, que também deverá estar fria!


Eliana, querida, teu bolo, além de delicioso me ensinou uma lição da qual jamais me esquecerei: antes de recheios macios e "derretíveis" urge que se espere a massa do bolo esfriar totalmente!!!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

...aprendizado....

em geral raras vezes perco o apetite ou a vontade de pensar em comida...
...mas acontece...
deixo, então, umas letras,
elas sempre me alimentam, em qualquer situação.

[in Papel Manteiga para embrulhar segredos - Cartas Culinárias]

...há dias em que a gente percebe que tem mesmo muito que aprender...

Marcadores:

sábado, fevereiro 03, 2007

Salada de Cereais, Abacaxi e Peito de Peru

Gosto de me alimentar de forma saudável e ando à procura de formas para variar as saladas. Uma delas tem sido as saladas com cereais, que, se puderem incluir alguma fruta e uma proteína, mais perfeitas ficam, na minha opinião.

Quando da vinda de minha mãe e minha comadre durante as férias, tratei de me esmerar nessa opção, já que sou sempre severamente "acusada" de contribuir para com alguns (ou muitos) quilos a mais no manequim de meus hóspedes!!! Então, resolvi mesclar comidas saudáveis e pouco calóricas com outras, diríamos, um tantinho mais engordativas, mas que alegram deveras nossas lombrigas.

A receita dessa salada de cereais consegui num site do qual sou fã de carteirinha, o Panelinha. Há receitas para todos os gostos por lá e merece ser visitado sempre de caneta na mão. A confecção dessa receita está, inclusive, em vídeo, na seção s/TPM

A salada de cereais, abacaxi e peito de peru é absolutamente maravilhosa! De paladar suave e refrescante agradou a todos que dela provaram. Vale experimentar.

Salada de Cereais, Abacaxi e Peito de Peru

1 xícara (chá) de Ráris (7 cereais integrais)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de suco de abacaxi*
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de hortelã picada
4 fatias de abacaxi
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça torrada**
1/2 xícara (chá) de peito de peru cortado em cubinhos
sal a gosto

3 1/2 xícaras (chá) de água

  • 1. Numa panela média, coloque a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, junte os cereais integrais (Ráriz), abaixe o fogo e deixe cozinhar, com a tampa entreaberta, por 45 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  • 2. Numa tigela grande, misture o suco de limão, o suco de abacaxi, o azeite, o sal e a hortelã picada. Coloque os cereais integrais cozidos, misture bem e leve à geladeira.
  • 3. Corte o abacaxi em cubinhos e misture aos cereais. Por último, misture a farinha de linhaça e o peito de peru. Coloque numa saladeira e decore com folhas de hortelã.

Tipo de Cozinha: contemporânea, light, saudável, antiTPM
Categoria: entradas, saladas, integrais
Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4 pessoas

*Que você consegue espremendo, à mão mesmo, as fatias do abacaxi.

**Eu não usei, pois a linhaça que tenho em casa é em sementes e fiquei compreguiça de torrar e colocar no liquidificador para fazer a farinha. Me pareceu desnecessário diante da maravilha que já estava a salada.

Marcadores:

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Post no Forno...

Tem post no forno!!

Aguardem!

Agora preciso ir ali pois a pequena da casa está com uma necessidade urgente urgentíssima de adquirir alguns tic tacs para prender a franja e algumas canetas coloridas indispensáveis para fazer os deveres, afinal, como desagradar a avó e a professora... ou as duas??!! O post da mãe pode esperar...ainda que no forno...Vocês não têm idéia do que é dissuadir essa pequena... quando ela cisma!!! Genética...argh!

Aproveito pra comprar meu arroz integral que está no fim e procurar o couscous em mais um lugar, antes de importá-lo...Wish me luck, vou precisar!

Espero não queimar o post...tsc.

Marcadores: